PRÉ CLJ NSG - Vem participar!

PRÉ CLJ NSG - Vem participar!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Lançamento da CF 2013 e Quarta-feira de cinzas


 No ultimo dia 13, quarta-feira de cinzas, foi o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013 com o tema "Eis me aqui, envia-me" (Is 6, 8). O tema,  que retoma o tema Juventude, se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades; entendê-los e auxiliá-los neste contexto de profundo impacto cultural e de relações midiáticas; fazer-se solidária em seus sofrimentos e angústias, especialmente junto aos que mais sofrem com os desafios desta mudança de época e com a exclusão social; reavivar-lhes o potencial de participação e transformação.



   Esta Campanha deseja, no contexto do Ano da Fé, mobilizar a Igreja e, o quanto possível, os segmentos da sociedade, a fim de se solidarizarem com estes jovens, favorecer-lhes espaços, projetos e políticas públicas que possam auxiliá-los a organizarem a própria vida a partir de escolhas fundamentais e de uma construção sólida do projeto pessoal, a se compreenderem como força de transformação para os novos tempos, a desenvolverem seu potencial comunicativo pelas redes sociais em vista da ética e do bem de todos, a assumirem seu papel específico na comunidade eclesial e no exercício do protagonismo que deles se espera, nas comunidades e na luta por uma sociedade que proporcione vida a todos.

(fonte e mais informações http://www.cf2013.org.br)

 Na paróquia também aconteceu o lançamento da Campanha da Fraternidade na missa de cinzas, onde o tema foi apresentado a comunidade. A animação e liturgia da missa ficou por conta dos grupos jovens, CLJ e ONDA.

  A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma,  podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte.  As cinzas utilizadas provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. O celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.





 Que nesse clima de quaresma, possamos refletir nossas atitudes, nossa vida e o que está por chegar, a páscoa.

Shalom!


Nenhum comentário:

Postar um comentário